Bem-vindo

 

EM 2012 CONTINUARES AS ATIVIDADES COMEMORATIVAS PARA O ANO DO MORCEGO (2011-2012). ESTA DATA FOI INSTITUÍDA PELA CONVENÇÃO DAS ESPÉCIES MIGRATÓRIAS (CMS). PELO PROGRAMA DE MEIO AMBIENTE DAS NAÇÕES (PNUMA) E EUROBATS E CONTA COM O APOIO DA BAT CONSERVATION INTERNATIONAL E NO BRASIL PELO INSTITUTO SAUVER E SBEQ- SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O ESTUDO DE QUIRÓPTEROS.

ESSA CAMPANHA INTERNACIONAL PRETENDE SENSIBILIZAR A SOCIEDADE MUNDIAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS MORCEGOS - MAMÍFEROS FASCINANTES E OS ÚNICOS QUE POSSUEM VOO VERDADEIRO. SÃO RESPONSÁVEIS POR DIVERSOS SERVIÇOS ESSENCIAIS AOS ECOSSISTEMAS, COMO POLINIZAÇÃO, DISPERSÃO DE SEMENTES, CONTROLE DE PRAGAS, ALÉM DA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA QUE POSSIBILITA AO HOMEM JÁ QUE POLINIZA E DISPERSA ESPÉCIES DA FLORA BRASILEIRA E MUNDIAL DE INTERESSE FARMACÊUTICO, MADEIREIRO E NA MESA DA POPULAÇÃO (P. EX: NOZES, TEQUILA - mais famosas).

MORCEGOS SÃO CONSIDERADOS PELA MAIORIA DA POPULAÇÃO COMO ESPÉCIES DANINHAS, VENENOSAS, "UM SACO DE DOENÇAS" ENTRE OUTRAS... REFLEXO DO HÁBITO CREPUSCULAR E NOTURNO E PELO DESCONHECIMENTO DA BIOECOLOGIA DAS ESPÉCIES. OUTROS ANIMAIS TAMBÉM SOFREM DO MESMO PRECONCEITO COMO CORUJAS, URUBUS, SAPOS, PERERECAS, LAGARTIXAS, SERPENTES, CÁGADOS E GAMBÁS!

 

thumb_YOB_-_imagem_do_ano_do_morcego

 

 

 

 

 

DURANTE ESSE ANO, O INSTITUTO SAUVER ESTARÁ DE OLHO NOS ACONTECIMENTOS QUE CAUSAM IMPACTO E DANOS AO MEIO AMBIENTE E A FAUNA E SEMPRE QUE POSSÍVEL COLOCARÁ ALGUMA NOTICIA NO SITE OU NO BLOG!
FIQUE ATENTO E PARTICIPE CONOSCO!

RECENTEMENTE, DIA 28 PARTICIPAMOS DO PROTESTO JUNTO COM O SOS MATA ATLÂNTICA EM RELAÇÃO AO DERRAME DE ÓLEO NA PRAIA DE TRAMANDAÍ. A FAUNA E A FLORA MARINHA FORAM AFETADAS E TEM SIDO CONSTATADAS NAS AREIAS DA PRAIA.

É IMPORTANTE INFORMAR QUE NÃO IMPORTA SE O DANO É PEQUENO, MÉDIO OU GRANDE, É PRECISO EVITAR E QUANDO HOUVER IMPACTOS COMPENSAR!

 

 

protesto_derrame_de_oleo_tramanda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens: Susi M. Pacheco 28.01.2012 - peixes com óleo, imagens da passeata, bandeira Brasil e caminhão SOS Mata Atlântica.

OUTRO PROBLEMA OBSERVADO NAS DUNAS DO CALÇADÃO DE TRAMANDAÍ É A RETIRADA DE AREIA E CONSEQUENTE MORTE - DE UMA ESPECIE DE ROEDOR - TUCO-TUCO - Ctenomys flamarioni (Travi, 1981) - ESPÉCIE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO E QUE TEVE ENTRE O NATAL E O INCIDENTE NA PRAIA COM A PETROBRAS - SUAS POPULAÇÕES DIZIMADAS.

PRECISAMOS QUE AS PESSOAS (VERANISTAS, POPULAÇÃO RESIDENTE, TURISTAS) E, PRINCIPALMENTE A PREFEITURA - PROTEJA E RESPEITE ESSA ESSA ESPÉCIE, ASSIM COMO TEM FEITO COM AS CORUJAS BURAQUEIRAS (Athene cunicularia).

TRAMANDA_-_TUCO-TUCO_E_CORUJAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens: Tuco-tuco: http://www.flickriver.com e http://www.mamiferosdomundo.blogspot.com; corujas buraqueiras e fotos da praia, Susi M. Pacheco

DURANTE TODO O ANODE 2012, ESTAREMOS REPASSANDO OS SIMPÓSIOS, CURSOS, PALESTRAS E AS ATIVIDADES LÚDICAS JUNTAMENTE COM NOSSOS PARCEIROS.

 

ATÉ BREVE!